domingo, 27 de outubro de 2013

Inteligência animal

Mas afinal o que é a inteligência ? A inteligência é a capacidade de resolver problemas, mas esta pode ser vista de duas dinâmicas a nível do raciocínio mental. A primeira é a operação cognitiva concreta que consiste em fazer um desenho mas visualizando o que se quer desenhar. Neste caso temos concretamente o objeto à nossa frente. A segunda é a operação cognitiva abstrata que consiste em fazer um desenho, mas este é feito mentalmente, ou seja, desenhamos algo que já observamos e analisamos e agora através da mente, da imagem mental, desenhamos sem ter esse mesmo objeto à nossa frente.
     Nós, seres Humanos inserimo-nos quer numa quer noutra dinâmica, sendo a dinâmica cognitiva formal aquela que mais  utilizamos. Vejam o exemplo.
    O teste foi feito com chimpanzés na ilha de Ngamba, em Uganda, e no zoológico de Leipzig, na Alemanha. Um amendoim foi colocado num tubo de modo a que os chimpanzés não o conseguissem alcançar com as suas mãos. Os chimpanzés famintos através da inteligência encheram o tubo com água para que o amendoim boiasse e chegasse até eles. Dos 43 chimpanzés, sete conseguiram obter o alimento. Outros sete não conseguiram, mas perceberam que poderiam usar água para fazer o alimento boiar e chegar até eles os restantes não conseguiram obter o alimento apesar de terem observado a solução utilizada pelos que obtiveram sucesso. A mesma experiência foi feita com crianças de quatro anos e apenas 2 em 24 crianças foram capazes de resolver o problema, dado que o ser humanos está mais vocacionado para utilizar a inteligência formal ou abstrata.
     Mas nós, Seres Humanos também utilizamos com frequência a inteligência cognitiva concreta, vejamos este exemplo na história da física.
     “Por que uma maçã cai da macieira para o chão, em vez de flutuar ?” -Isaac Newton
     Newton através de algo concreto (a maçã) descobre que o peso desta era influenciado por algo que não a sustinha no ar depois de se soltar da árvore
Afinal se não é a inteligência que nos distingue dos animais, o que será ? Somos assim tão diferentes dos animais ? ….
  
Inês Moinhos nº 26

Sem comentários:

Enviar um comentário