segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Socialização

      O ser humano é, quando nasce, um ser culturalmente em branco. Através de relações que estabelece com o grupo social em que se encontra, a criança torna-se um ser cultural. Assim podemos afirmar que o comportamento humano é resultado de um processo de aprendizagem proveniente da interação com outros indivíduos na sociedade e da cultura transmitida ao longo das gerações.

      A socialização é, por isso, um processo contínuo de aprendizagem e consiste na assimilação de normas e valores, caraterísticos de um determinado meio social, tendo como objetivo a integração do indivíduo na sociedade.

    A integração no grupo familiar e, posteriormente, a aceitação social nos grupos que nos vamos integrando (escola, amigos, trabalho,...) deriva de nos comportarmos de acordo com o que é esperado de nós. É desta forma que aprendemos a ser membros de uma sociedade e somos reconhecidos por ela como tal.


Existem então dois tipos de socialização:

     A socialização primária é um processo que ocorre durante a infância, em que a criança estabelece relações com os outros elementos da sociedade, tornando-se um membro participante, e tendo como principal influência a família. Este processo é o mais importante pois é onde há a criação de uma estrutura fundamental para toda a socialização do indivíduo e onde os pais têm um papel muito importante no que respeita à assimilação de normas, valores e padrões comportamentais.

      A socialização secundária é um processo posterior à socialização primária, ocorrendo na vida adulta, por meio do qual o indivíduo aprende novos papéis (como por exemplo: o trabalho) e contribui para a formação complexa da personalidade do indivíduo.



      Agentes de socialização:

Família - A família é o primeiro grupo em que ocorre a socialização do individuo, e onde são adquiridos um conjunto de saberes básicos (socialização primária). Os pais e os familiares mais próximos desempenham um papel de modelos que a criança procura imitar e com os quais pretende identificar‐se.

Escola - A escola é a instituição responsável pela transmissão de conhecimentos, técnicas e competências necessárias para uma vida adulta socialmente valorizada.

Grupo de pares - O grupo de pares é um conjunto social formado por indivíduos de idade aproximada que têm em comum a vivência de situações e experiências semelhantes, a partilha de interesses e gostos. O grupo de de pares é, por isso, um agente fundamental para a preparação para a vida adulta, em que a sua função é "cortar" com os laços familiares.

                                                                                                                                     Carina Faria nº8

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