segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Cultura

A cultura é "a totalidade dos conhecimentos, das crenças, das artes, dos valores, leis, costumes e de todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo Homem enquanto membro da sociedade." Edward B. Tylor

A cultura é uma totalidade onde se conjugam estes diversos elementos materiais e simbólicos. Todos eles encontram-se organizados de forma dinâmica no todo cultural, isto é, mudam e influenciam-se mutuamente a cada momento. A cultura é um elemento inescapável do ambiente de qualquer pessoa, pelo que, ao longo da vida, se traduz em múltiplas e variadas consequências na forma como cada um pensa, sente e se comporta.

Para além de produtos da cultura, somos também os seus produtores. A forma como pensamos e nos comportamos, o que escolhemos, as opções que tomamos fazem parte da cultura em que estamos integrados, da sua construção, transmissão e transformação. A influência entre os processos psicológicos e a cultura é mútua, dinâmica e permanente.Todas as comunidades humanas possuem cultura. A cultura varia no tempo e no espaço, varia as épocas e momentos históricos, assim como varia de lugar para lugar, pelo que não há nunca uma única cultura, mas múltiplas culturas.

Aos processos que decorrem do contacto entre elementos culturais, ou entre pessoas, pertencentes a diferentes culturas, dá-se o nome de aculturação. A aculturação diz respeito ao conjunto dos fenómenos resultantes do contacto contínuo entre grupos de indivíduos pertencentes a diferentes culturas, assim como às mudanças nos padrões culturais de ambos os grupos que decorrem desse contacto. A aculturação é um fenómeno que leva a mudanças culturais, quer as culturas sejam maioritárias, quer sejam minoritárias. Tanto umas como outras têm permanentemente que reagir a adaptar-se àquilo que de novo as desafia.

Ana Cláudia Alves, nº1

Sem comentários:

Enviar um comentário