terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Hereditariedade

  A hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
   A teoria da hereditariedade foi proposta, há mais de um século por um padre e professor chamado Mendel.
   Através de experiências com ervilheiras este decifrou as bases da hereditariedade, que se aplicam a grande parte dos organismos de reprodução sexuada, mas como era normal na altura, a teoria de Mendel foi ignorada e silenciada, apesar da sua apresentação pormenorizada e objetiva dos factos.
   Durante as seguintes três décadas, foi descoberto o que realmente acontecia neste processo: a divisão celular e a fecundação foram observadas; os cromossomas foram descobertos e descritos os seus movimentos nos processos mitóticos e meióticos; e a substância química do núcleo foi isolada e caracterizada.
                                   

Mecanismos de transmissão

Muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e dos comportamentos dos animais e dos seres humanos são transmitidos por hereditariedade. Muitas das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdadas, já nascem conosco.
   Cromossomas, ADN e genes são os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas de um ser a outro.
   Os descendentes de indivíduos de uma espécie pertencem sempre a essa mesma espécie. Contudo, entre indivíduos de uma espécie é possível observar uma vasta gama de variações o que confere à vida uma enorme diversidade. Também na espécie humana existem diversas características que nos diferenciam uns dos outros.

                   
                                                
                                                                                                                                       Bento Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário