domingo, 3 de novembro de 2013

Cultura, Inconformismo & Desvios Culturais

Segundo Edward B. Tylor, antropólogo britânico (1832-1917), a cultura "é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo Homem como membro da sociedade" (in Primitive Culture, 1871). A cultura de cada grupo social especifica formas particulares de ser e viver. Ao conjunto de crenças, comportamentos, práticas e valores comuns aos membros de uma determinada cultura dá-se o nome de padrão cultural.
 Nas sociedades em geral, a base da coesão está no respeito pelas normas e regras vigentes. No entanto, dentro dos grupos sociais existe sempre alguma discordância (também devido ao facto de, muitas das vezes, as leis não irem de encontro com os valores de todos os indivíduos) dando origem ao inconformismo – adoção de conceções, atitudes e comportamentos que não correspondem às expetativas de um grupo. A formação de uma minoria convincente, que discorda de uma regra, ou várias, pode gerar um desvio, ou seja, a desobediência à lei em questão e, posteriormente, um movimento de protesto.
Os desvios podem ser positivos, se promovem mudanças sociais positivas, ou negativos, se promovem mudanças sociais negativas.



Movimento Hippie – Flower Power

O movimento hippie teve início nos anos 60, devido à guerra no Vietname. 
Este grupo defendia a paz e o amor (o famoso: peace and love), desprezavam o uso de bombas nucleares (Ban the bomb – proíbam a bomba), defendiam a liberdade sexual, a igualdade, entre outros.





Movimento Skinhead

Skinhead é uma subcultura que surgiu no final dos anos 60, no Reino Unido, e que mais tarde se espalhou pelo resto do mundo. 

Dentro desta subcultura, integrantes do movimento passaram a promover o racismo, a xenofobia, a homofobia e a cultivar ideologias neonazistas.




O primeiro exemplo representa um desvio positivo para a sociedade, pois este movimento tentou mudar a mentalidade de muitos grupos sociais ao promover a paz, afirmando-se contra a guerra onde muitos inocentes perdem a vida. Promoveu, ainda, o ambientalismo, alertando para a necessidade de preservar o ambiente, de forma a propiciar boas condições de vida às gerações futuras. Por outro lado, o segundo exemplo simboliza um desvio negativo para a sociedade, pois promove a discriminação entre raças e culturas, que pode levar muitas vezes à violência e, em casos mais extremos, à morte. 
É importante salientar que são estes desvios que levam ao dinamismo cultural, ou seja, à mudança de mentalidades e perspetivas de uma determinada cultura.


·      
S
                     Solange Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário