sábado, 9 de novembro de 2013

O Homem





O Homem é considerado ser individual com personalidade própria e/ou um conjunto de todas as sociedades e civilizações desde os tempos mais primitivos até aos nossos dias – nasce, cresce, vive e morre como todos os outros seres vivos animais. Como animal que também é, pertencente à classe dos mamíferos, a espécie humana diferenciou-se dos outros animais devido a um maior crescimento natural do seu cérebro e a um desenvolvimento da fala que permitiu a criação de ideias, tornando-se o ser por excelência do planeta Terra.



Podemos relacionar o Homem com três conceitos base:




BIOLOGIA                                               CULTURA                                                                       HISTÓRIA


 Então, o Homem é um ser totalmente biológico. Todos os traços propriamente humanos derivam de traços específicos dos primatas ou dos mamíferos que se desenvolvem e se tornam permanentes. Neste sentido, o homem é um superprimata: traços que eram esporádicos ou provisórios no primata - o bipedismo, a utilização de utensílios e mesmo uma certa forma de curiosidade, de inteligência, de consciência de si - tornaram-se sistemáticos no homem. O mesmo se verifica no domínio da afectividade: o jovem mamífero é um ser ligado à mãe (...) e é nesta forma primitiva que radica o amor e a ternura humana. Os sentimentos de fraternidade e de rivalidade que se encontram nos mamíferos desenvolveram-se também na nossa espécie: o homem tornou-se capaz da maior amizade como da maior hostilidade para com o seu semelhante.

 No entanto existe um elemento que faz com que cada Homem seja diferente, a Cultura.

O homem é cultural por que faz parte de uma sociedade onde estão presentes costumes, valores, crenças e saberes, que estão em constante mudança. Estes processos culturais interferem directamente na sua vida.


Por fim, é um ser histórico porque constrói a sua existência a cada momento e de forma singular, imprimindo, na realidade, a indisfarçável marca da sua mão. Esse poder que tem de instituir o novo determina a forma peculiar da relação que estabelece com a natureza, que, sobretudo, é intencional e planejada.
                                                                                                                              Francisco Monteiro


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