terça-feira, 11 de março de 2014

Medo - Como Lidar com os Nossos Fantasmas Interiores


 Estamos numa fase da nossa vida em que a sensação sobre a qual vou falar invade o nosso dia-a-dia e o nosso pensamento. Tudo isto porque somos estudantes numa fase das mais importantes da nossa vida, senão a mais importante e a que vai decidir o nosso futuro. Esta sensação, o MEDO, pode tornar-nos pessoas inseguras e levar-nos ao abandono dos nossos maiores sonhos e objectivos
O medo é subjectivo, pois o medo é maior quando é construído por nós próprios do que aquele que vem de uma ameaça concreta e externa e neste momento, nós estudantes, temos medo de falhar, de não corresponder às expectativas dos nossos pais, familiares e professores, e até às expectativas perante nós próprios, assim como medo de não conseguir tirarmos a nota X no exame, ou até mesmo chumbar.

"O medo é tão profundo quanto a mente o permite"
provérbio japonês

Após alguma pesquisa sobre o assunto deixo-vos umas dicas que vos ajudarão no processo de tentar lidar com os nossos fantasmas interiores:

     1- Identificar o medo e situações em que ele está presente no quotidiano, por exemplo, a falta de auto-estima e autoconfiança, o medo do fracasso e o medo da não correspondência às expectativas de outros.

    2- O medo é real? Identificar os factos e procurar saber se o medo é real e concreto, como por exemplo, o medo de falar em público, ou se o medo é irreal e uma mera suposição nossa, o que é o caso que apresentei em cima (“medo estudantil”), medo de chumbar no exame, medo de tirar más notas.

   3- Exposição ao medo é importante, pois, é desta maneira que aprendemos a lidar com ele (as pessoas que têm medo de falar em públicos devem expor-se ao medo, pouco a pouco até que este se extingue) e a não criar o nosso próprio medo, quando este não se justifica. Porque haveríamos de ter medo de chumbar no exame de matemática, se o nosso estudo é contínuo e bem feito? 

   4- Construir um plano faz parte do caminho para o êxito, ou seja, as pessoas que estão determinadas a atingir e realizar os seus sonhos e objectivos normalmente constroem um plano/estratégia. Quando o medo está ultrapassado, torna-se muito mais fácil executar o plano e desta forma, ficaremos muito mais confiantes quando o pusermos em prática. Assim, a probabilidade de sermos bem sucedidos aumentará tal como a realização dos nossos objectivos.

Em suma, é fundamental termos uma atitude positiva para enfrentarmos os nossos fantasmas interiores até alcançarmos os nossos sonhos.

Patrícia Pinto | nº21



Sem comentários:

Enviar um comentário