Violência
Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico. A violência manifesta-se de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, entre muitos outros. Pode ser identificada como violência contra a mulher, a criança, idoso e violência sexual.
A várias maneiras de a violência aumentar entre as pessoas, uma delas é o cinema e também a televisão. Muitos dos filmes apresentam cenas de extrema e exagerada violência. A vida humana é por vezes tratada como algo normal. Existem diversos relatos de contraventores que ao praticar seus atos, se inspiraram em cenas e personagens considerados heróis. Trata-se também, de um tipo de violência cultural, na medida em que são estabelecidos novos valores incompatíveis com a conduta humana.
A televisão tem sido tema de muita discussão em relação as cenas de violência realísticas. Muitas vezes, quase simultaneamente, expõe em suas programações, nos telejornais, novelas e séries. A grande infiltração da televisão em todas as casas pode rapidamente difundir alguns dos tipos de violência. Existem em vários programas uma forma de violência explícita, entre elas, a violência verbal, a que costuma ser mais encontrada na media. Há várias pessoas contra este tipo de programas televisivos serem expostos no horário nobre.
Umas das violências mais frequentes nas escolas é o bullying, é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma pessoa ou grupo de pessoas causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Na sociedade competitiva em que vivemos todas as decisões são tomadas tendo em consideração possibilidade de agressão quando o nosso espaço pessoal é violado. As consequências destas acções não são apenas os efeitos da agressividade em si como também da culpa resultante.
Jorge Batista Nº17 12B
Jorge Batista Nº17 12B
Sem comentários:
Enviar um comentário