segunda-feira, 2 de junho de 2014

A IDENTIDADE COMO FATOR DISTINTIVO

A identidade é um fator distintivo do ser humano. O Homem é um ser complexo portador de características e capacidades idênticas, o que permite que se identifiquem como membros da mesma espécie. No entanto, é também portador de características únicas (ADN) o que os torna também seres únicos e individuais.
Identidade é o que afirma a semelhança e a diferença entre os seres humanos e consiste, basicamente, em tudo aquilo que somos desde a nossa aparência, a nossa impressão digital, a nossa assinatura até á nossa personalidade. Envolve a dimensão biológica (nosso corpo) e a dimensão relacional (nossa personalidade).

A identidade é o que é essencial de uma pessoa, o eu continuo, o conceito interno e subjetivo do sujeito como individuo. É o conceito de si, o modo como nós nos definimos e que nos permite dizer “eu sou eu”.
                                   



A génese da identidade dá-se ao longo da vida (relações precoces do embrião com a mãe, infância, adolescência, idade adulta até á morte) através de processos de socialização (interações com os outros, com a família, na escola e em todos os grupos sociais) e de experiências vividas pelo individuo em questão.

Pode ainda dividir-se o conceito identidade em três subtemas:

Identidade pessoal – a perceção do sujeito da sua própria individualidade;

Identidade social – interação com o meio/ classe social;

Identidade cultural – valores que partilha com a comunidade;            

         
A identidade não está nunca fixada, acabada ou instalada e ao longo da sua construção, ao longo do tempo, vai inscrevendo-se na nossa individual história de vida, transportando consigo história da espécie e história da cultura.

                                                                                                                         Cristiana nº11

Sem comentários:

Enviar um comentário