quarta-feira, 4 de junho de 2014

Problemas e conceitos teóricos estruturadores da psicologia

Interno/externo


Ao longo da história da psicologia, o polo interno tem aparecido ligado ao corpo e à sua biologia, isto é, ao que se passa dentro de nós. Por outro lado, relacionamos no interior, o
interno às cognições, às emoções, aos pensamentos, aos sentimentos que foram encarados, durante muito tempo, como algo que se passa dentro de nós, no interior da nossa cabeça.
Ao polo externo associam-se o contexto e a situação, as relações de socialização, as influências da cultura: o externo tem sido relacionado com os estímulos que nos afetam, com os acontecimentos que experimentamos, com as condições em que vivemos. Achar que o comportamento humano, ou o que somos em certa altura da nossa vida, pode ser explicado apenas pelo que se passa no interior ao apenas pelo que se passa no nosso exterior, é não compreender que o interior e o exterior existem num permanente diálogo, na interacção que a cada momento nós vivemos com o mundo que nos rodeia.

Individual/social

As conceções que se centram nos aspectos individuais sublinham as características humanas que remetem para o corpo capaz de se adaptar ao meio através dos comportamentos reflexos, das emoções básicas e da satisfação das necessidades primárias. É no âmbito de uma cultura, pela socialização que as potencialidades do património genético se podem desenvolver.
As conceções que se centram nos aspectos sociais radicam o carácter do ser humano na vivência social, no pertencer a uma comunidade.


Comportamento observável

Para Watson, o comportamento é um conjunto de respostas de um indivíduo (R) a um estímulo (E) ou a um conjunto de estímulos. R=f(S)
O objectivo desta corrente (que se designa behaviorismo) é estabelecer as relações entre os estímulos e as respostas entre causas e efeitos.
O comportamento pode ser objectivamente observado e quantificado manifestando-se através de movimentos musculares e secreções glandulares.~

O papel do meio
Uma ideia central do behaviorismo decorre da sua conceção do ser humano: uma página em branco inicial que o meio e a educação vão moldar. Os comportamentos são, portanto, aprendizagens condicionadas pelo meio onde nos encontramos inseridos. O ser humano reage aos estímulos exteriores em função dos reflexos condicionados que adquiriu.

Cognição

Desenvolvimento cognitivo
Segundo o modelo explicativo de Piaget o sujeito constrói os seus conhecimentos pelas suas próprias acções, as estruturas da inteligência são produto de uma construção continua do sujeito em interacção com o meio.
Piaget defende uma posição interaccionista, onde o sujeito é um elemento activo no processo de conhecer, ou seja, o conhecimento depende da interacção entre as estruturas inatas do sujeito e os dados provenientes do meio.
Todo o processo interactivo desenvolve-se por etapas, ou seja, estádios de desenvolvimento. A concepção de Piaget acaba por superar a dicotomia inato/adquirida que marca a história do pensamento.

As grandes questões
* Como se desenrola o desenvolvimento cognitivo?
* Como se constrói o pensamento?
* Como se processa o conhecimento?


A inteligência constrói-se ao longo do tempo por estádios.
Existem 5 conceitos-chave da teoria de Piaget: esquema, adaptação, assimilação, acomodação e equilíbrio.
Por esquemas as experiências novas são assimiladas num esquema sendo este criado e modificado por acomodação.
A adaptação consiste na modificação dos comportamentos proporcionando o equilíbrio das relações entre o organismo e o meio.
A adaptação decorre da assimilação que consiste na integração de novos dados nos conhecimentos, nas estruturas anteriores e da acomodação que consiste na modificação das estruturas mentais em função das situações novas.
Não existe acomodação sem assimilação, assim como também são necessárias novas estruturas de acomodação para que continuem a processar-se novas assimilações.
A inteligência constrói-se pela equilibração entre os processos de assimilação e acomodação, é um mecanismo que adequa estes dois processos um ao outro.
A reestruturação permite à criança manter uma coerência na sua compreensão do mundo.

                                                                                                                       Rita Terrão

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