quinta-feira, 5 de junho de 2014

Conhecer, relacionar-se e agir com o mundo

Processos cognitivos ( Conhecer, mente ): O saber sobre nós, os outros e o mundo. 
Processos Emocionais ( Relacionar-se, pensamento): Ligados ao sentir ou emoções.
Processos conativos (Agir, tomada de decisão): Ligados ao fazer e ao agir.
Tudo isto leva ao: 
Eu psicológico: A nossa mente é quem, através destes processos, permite que orientemos a nossa vida quotidiana.





A MENTE é um sistema de construção do mundo. Esta recolhe informações do ambiente, interpreta e com elas cria representações.
A informação não possui qualquer significado, no início, e para que a representação possa ser útil, tem de ter significado para a mente. Produz cenários e imagens do que ainda não aconteceu, ou seja, projeta, imagina, idealiza.






O PENSAMENTO é com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona. O pensamento é uma operação da mente que é contínua e que abrange quase todos os nossos processos mentais. Envolve, portanto, todas as atividades mentais associadas com a formação de conceitos, a resolução de problemas, a decisão, a compreensão, a descoberta, planificação, criatividade, imaginação, memória e a aprendizagem complexa.
RESOLUÇAO DE PROBLEMAS:
Como preparação temos conhecer os dados do problema, compreendermos as dificuldades que nos coloca o problema e por fim identificar o problema. A Incubação corresponde ao período de tempo em que não nos debruçamos sobre o problema de forma consciente, mesmo praticando outras atividades estamos sempre e pensar inconscientemente no problema, é um fase muito produtiva os dados são “trabalhados”. A produção consiste em colocarmos e analisarmos as hipóteses de resolução e todas as  dificuldades desta fase estão relacionadas com o problema e com a familiaridade da questão em causa por fim fazemos a opção do que consideramos ser a melhor para o problema. Por fim a verificação onde optamos pela solução melhor e depois de verificada e aplicada, teremos de avaliar os resultados. Quando a solução não é a adequada, teremos de reiniciar o processo e por vezes o problema tem de ser reinterpretado. E pode ser influência por experiências passadas, conhecimentos prévios relacionados com o problema e a motivação da pessoa.

A TOMADA DE DECISÃO do dia-a-dia fundamentam-se mais sobre modelos mentais.Mas as nossas decisões são afetadas por diferentes variáveis, como as de motivação que alteram a decisão de forma consciente ou inconsciente, as de conhecimento que quanto mais informados estivermos sobre as várias alternativas e possíveis consequências, maior será a probabilidade de se decidir bem. Os fatores emocionais e das normas de grupo afetam a decisão. Afeta o tipo de informações que se tiveram em conta e a maneira como são interpretadas relativamente aos desafios.





Inês Moinhos

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