terça-feira, 3 de junho de 2014

Conceitos base do comportamento humano

Em psicologia, diferentes concepções originam diferentes orientações ao que chamamos dicotomias, ou seja, duas ideias opostas.
Há muitos séculos que se questiona a origem das características do ser humano, o que o leva a ter determinados comportamentos. Diferentes autores colocaram-se nos pólos extremos da dicotomia: o pólo inato e o pólo adquirido para defenderem a sua opinião.
Pólo inato: desta prevalência defendem que o comportamento do ser humano é determinado pela hereditariedade, ou seja, o património genético herdado pelos progenitores definiria a constituição orgânica e psicológica dos indivíduos. Essas características seriam inatas, nasciam connosco.
Pólo Adquirido: defende que são as nossas experiências sociais e culturais que determinam a nossa maneira de ser. Assim nós seríamos produto do que aprendemos e dos ambientes em que vivemos.

Consciência
Wunt definiu como objecto de estudo de psicologia a consciência e os processos mentais. A consciência era constituída por processos mentais, estes processos são basicamente as varias partes distintas e esses elementos mais simples são as sensações. Para ele, a consciência tem um papel activo na organização do seu próprio conteúdo. Ele interessou-se em perceber como as sensações se organizavam em processos psicológicos mais complexos.
Os elementos da consciência são as sensações e os sentimentos.
As sensações ocorrem sempre que um órgão dos sentidos é estimulado e esta informação é enviada ao cérebro. O componente subjectivo da sensação são as qualidades ou informações que vêm associadas as sensações.

Wunt para conhecer os métodos da consciência utiliza um método, o método da introspecção controlada, ou seja, só o sujeito que vive a experiência é que pode escreve-la, reflectindo sobre os seus estados psicológicos em condições experimentais.

Raquel Moreira nº22

Sem comentários:

Enviar um comentário