Watson
John Broadus Watson foi
um psicólogo estadunidense, considerado o fundador do
comportamentismo ou comportamentalismo. Foi um aluno médio, durante o seu
percurso escolar, até chegar à Universidade de Chicago. Frequentou o curso
de Filosofia, mas desiludido com a orientação, muda para Psicologia.
Watson argumentava que os psicólogos não deveriam estudar
os processos mentais nem conscientes nem os inconscientes, pois para ele a psicologia só podia ser o estudo do que é
observável e verificável.
Nas suas pesquisas com animais, há um aspeto marcante que
deve ser destacado, Watson ficou impressionado com os vastos conhecimentos que
adquiriu em relação ao comportamento animal, sem qualquer referência á mente ou
a processos mentais das suas cobaias. Numa famosa experiência com uma criança de 11 meses de
idade, chamada Little Albert, o psicólogo Watson mostrou que o comportamento
humano também podia ser condicionado.
Experiência com Little Albert:
Ø Little Albert era um bebé alegre que gostava de ratinhos
e de coelhos brancos.Quando lhe mostraram um destes pequenos animais – no caso
um ratinho branco - e a criança se
preparava para lhe tocar, Watson fez soar um barulho estridente
.Repetindo isto várias vezes fez com que a criança associasse o rato branco ao
desagradável e assustador ruído. Ao fim de algum tempo, bastava ver o rato para
começar a chorar e a tentar fugir.
Ø Aconteceu o que Watson previra: Little Albert começava
a chorar e a gatinhar aterrorizado sempre que lhe era mostrado um rato branco,
já não sendo preciso o som barulhento. O
rato branco tinha-se tornado um
estímulo condicionado que induzia respostas condicionadas como chorar e fugir
gatinhando. Albert aprendeu, por generalização, a ter medo não só de ratos, mas
de todas as coisas peludas (mesmo sem o barulho estridente).
Conceito
behaviorista de comportamento:
O behaviorismo é uma corrente que define
psicologia como a ciência do comportamento.
O comportamento na perspectiva
behaviorista é o conjunto de respostas observáveis a estímulos igualmente
observáveis provenientes do meio em que um organismo se insere.
Um estímulo será qualquer impressão ou
dado proveniente do meio envolvente.
Ou seja na perspectiva behaviorista a tarefa da psicologia seria a de prever, dado certo estímulo, a reação
de um organismo e, perante determinada resposta, identificar o estímulo (ou estímulos) que a
desencadearam.
Ou
seja: R= f (s)
R é a
resposta e S a situação (fatores ambientais,
históricos, culturais, educativos) que a condiciona e a determina.
A letra f indica que as respostas ou comportamentos variam em função
das situações que nos condicionam.
O poder dos fatores ambientais na educação:
Watson
defendeu que todo o nosso comportamento é exclusivamente influenciado
pela experiência, por fatores sociais e educativos, ou seja, somos produtos
do meio e por ele somos modelados.
Como o comportamento humano é determinado. Pelo meio,
alterando as situações, poderemos modificar os comportamentos.
A fraca relevância do
fator hereditário:
Watson põe o acento máximo na
importância do ambiente. Declara que os fatores hereditários têm escassa influência no comportamento humano.
Acredita que, se o comportamento depende do ambiente, reformando favoravelmente
o meio social, poderemos melhorar o ser humano.
A teoria ou modelo mecanicista defendida por Watson não
atribuía importância alguma ao processo maturacional (que o desenvolvimento
cumpre um plano biológico, numa sequencia temporal).
Sendo que o desenvolvimento individual é u processo
lento, gradual, cumulativo, sem alterações bruscas de ritmo. O desenvolvimento
acentua a mudança quantitativa: é contínuo.
Jorge Batista , nº17, 12b
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