terça-feira, 3 de junho de 2014

Watson

John Broadus Watson foi um psicólogo estadunidense, considerado o fundador do comportamentismo ou comportamentalismo. Foi um aluno médio, durante o seu percurso escolar, até chegar à Universidade de Chicago. Frequentou o curso de Filosofia, mas desiludido com a orientação, muda para Psicologia.
Watson argumentava que os psicólogos não deveriam estudar os processos mentais nem conscientes nem os inconscientes, pois para ele a psicologia só podia ser o estudo do que é observável e verificável.
Nas suas pesquisas com animais, há um aspeto marcante que deve ser destacado, Watson ficou impressionado com os vastos conhecimentos que adquiriu em relação ao comportamento animal, sem qualquer referência á mente ou a processos mentais das suas cobaias. Numa famosa experiência com uma criança de 11 meses de idade, chamada Little Albert, o psicólogo Watson mostrou que o comportamento humano também podia ser condicionado.

Experiência com Little Albert:
Ø  Little Albert era um bebé alegre que gostava de ratinhos e de coelhos brancos.Quando lhe mostraram um destes pequenos animais – no caso um ratinho branco -  e a criança se preparava  para lhe tocar,  Watson fez soar um barulho estridente .Repetindo isto várias vezes fez com que a criança associasse o rato branco ao desagradável e assustador ruído. Ao fim de algum tempo, bastava ver o rato para começar a chorar e a tentar fugir.
Ø  Aconteceu o que Watson previra: Little Albert começava a chorar e a gatinhar aterrorizado sempre que lhe era mostrado um rato branco, já não sendo preciso o som barulhento. O rato branco tinha-se tornado um estímulo condicionado que induzia respostas condicionadas como chorar e fugir gatinhando. Albert aprendeu, por generalização, a ter medo não só de ratos, mas de todas as coisas peludas (mesmo sem o barulho estridente).
                                                  


Conceito behaviorista de comportamento:

O behaviorismo é uma corrente que define psicologia como a ciência do comportamento.
O comportamento na perspectiva behaviorista é o conjunto de respostas observáveis a estímulos igualmente observáveis provenientes do meio em que um organismo se insere.
Um estímulo será qualquer impressão ou dado proveniente do meio envolvente.

Ou seja na perspectiva behaviorista a tarefa da psicologia seria a de prever, dado certo estímulo, a reação de um organismo e, perante determinada resposta, identificar o estímulo (ou estímulos) que a desencadearam.
Ou seja: R= f (s)

R é a resposta e S a situação (fatores ambientais, históricos, culturais, educativos) que a condiciona e a determina.

A letra f indica que as respostas ou comportamentos variam em função das situações que nos condicionam.

O poder dos fatores ambientais na educação:

Watson defendeu que todo o nosso comportamento é exclusivamente influenciado pela experiência, por fatores sociais e educativos, ou seja, somos produtos do meio e por ele somos modelados.
Como o comportamento humano é determinado. Pelo meio, alterando as situações, poderemos modificar os comportamentos.

A fraca relevância do fator hereditário:

Watson põe o acento máximo na importância do ambiente. Declara que os fatores hereditários têm escassa influência no comportamento humano. Acredita que, se o comportamento depende do ambiente, reformando favoravelmente o meio social, poderemos melhorar o ser humano.
A teoria ou modelo mecanicista defendida por Watson não atribuía importância alguma ao processo maturacional (que o desenvolvimento cumpre um plano biológico, numa sequencia temporal).
Sendo que o desenvolvimento individual é u processo lento, gradual, cumulativo, sem alterações bruscas de ritmo. O desenvolvimento acentua a mudança quantitativa: é contínuo.


Jorge Batista , nº17, 12b


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