quinta-feira, 5 de junho de 2014

As Necessidades e os Desejos no Ser-Humano


Necessidades
As necessidades modelam-se pela satisfação da dimensão biológica, que ao mesmo tempo, são marcadas pela dimensão sócio-cultural.
As necessidades são de extrema importância (vital), pois satisfazem as necessidades que fazem com que o sistema mental se mobilize, como por exemplo, a alimentação.
São também as necessidades que levam o ser humano a «criar» culturas.

Desejos
Enquanto que as necessidades nos põe em causa a sobrevivência, os desejos são algo que nós aspiramos, e que sobrevivemos caso estes não sejam realizados.
Os desejos variam de individuo para individuo, dependendo do plano de vida de cada um, e estes motivam o individuo, apesar de que, alguns desejos serem considerados uma utopia.
Os desejos estão unicamente relacionados com a dimensão psicossocial, pois estes fazem parte dos nossos sentimentos.

Necessidades e Desejos no Ser-Humano
O individuo comum tende a confundir necessidade e desejo, e mesmo para quem estuda a área de psicologia é difícil diferenciar estes dois conceitos.
A grande questão: será o comportamento sexual uma necessidade ou um desejo?
Para mim, o comportamento sexual situa-se entre a necessidade e o desejo, porque ao mesmo tempo em que o individuo satisfaz uma necessidade, também experencia o prazer resultante deste comportamento.

Com esta questão, concluímos que os desejos têm origem nas necessidades, ou seja, é a partir das necessidades e da satisfação das mesmas, que se constitui o desejo.

                                                                                                                          Patrícia Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário