sexta-feira, 6 de junho de 2014

Psicologia aplicada em Portugal

Psicologia no trabalho e nas organizações

Na sociedade moderna, um conjunto cada vez maior de actividades é tomado por organizações, em virtude da industrialização e urbanização. 
“A nossa sociedade é uma sociedade organizacional. Nascemos em organizações, somos educados em organizações e a maioria das pessoas consome grande parte da sua vida a trabalhar em organizações. Despendemos uma boa parte do nosso tempo de lazer jogando e rezando em organizações. A maioria morrerá numa organização e, quando chega o momento do enterro, a maior organização de todas- o Estado- tem de dar autorização oficial”
Amitai Etzioni

Intervenção na psicologia no trabalho e organizações:
As organizações são unidades constituídas para atingirem objectivos específicos e que se estruturam para conseguirem. O objectivo da intervenção da psicologia nestas áreas consiste no estudo do comportamento humano no contexto organizacional tendo em conta o alcance simultâneo dos objectivos organizacionais e individuais.

Psicologia no trabalho aborda as questões de interacção homem/máquina, organização do trabalho, saúde dos trabalhadores etc. A psicologia organizacional aborda a motivação, liderança dos membros da organização, bem como as relações interpessoais. 

As varias vertentes que o psicólogo organizacional desenvolve no seu trabalho são :
-analisar a relação entre trabalho e pessoas;
-orientar o processo de selecção e formação de trabalhadores;
-analisar os processos de liderança e de gestão de recursos humanos;
-explicar e procurar prever os comportamento das pessoas no contexto de trabalho;
-avaliar a motivação e o grau de satisfação dos trabalhadores;
-compreender as relações formais e informais no interior da organização;
-procurar compreender e resolver conflitos;
-apoiar o controlo e avaliação de resultados;



Locais onde os psicólogos organizacionais podem intervir:
- Em todas as organizações, económicas, consultorias, sociais, educacionais, de saúde e da justiça, privadas ou públicas onde as questões dos recursos sejam consideradas como factores de sucesso. Podem também trabalhar em centros de investigação científica.

Psicologia clinica:
Área da psicologia aplicada que tem como finalidade a prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas, grupos ou comunidades que apresentam problemas de carácter psicológico. Intervém especialmente ao nível de saúde mental. O objecto da psicologia clinica é o individuo, sobre ele recai todo o trabalho do psicólogo clinico. 

Trabalho do psicólogo clinico
O psicólogo clinico não tem um domínio de intervenção especifico nem recorre a um modelo exclusivo de abordagem nem a um quadro teórico único ou técnicas estandardizadas. Perante um novo paciente o psicólogo tem uma nova abordagem e atitude, dai a diversidade nesta área. O psicólogo é ele próprio, um recurso enquanto ser individual e subjectivo.

A psicologia clinica têm varias vertentes de estudo para atingir o seu principal objectivo, tais como:
-compreender e apoiar o individuo no processo de lidar e de se ajustar a situações aversivas, isto é, acontecimentos da vida que causam sofrimento: o desemprego, o divórcio, a vivência longa de situações de stresse motivadas pelas relações familiares ou profissionais;
-apoiar a pessoa na elaboração de estratégias para fazer face à situação de crise, que se pode centrar no problema, ou procurar tornar a situação mais suportável modificando a maneira a de encarar problemas;
-desenvolver actividades de diagnóstico e de intervenção terapêutica em centros que prestem apoio a situações de risco, como toxicodependência, suicídio juvenil, violência, vítimas de abuso etc;
-intervir em situações em que outros técnicos de saúde considerem poder existir indícios de perturbações de carácter psicológico; quanto mais precoce for o diagnóstico, mais eficaz será a intervenção terapêutica;
-organizar programas de reabilitação especificamente dirigidos a pessoas que sofrem de doenças crónicas ou que, devido a doenças, perturbações mentais ou outras, apresentem dificuldades de adaptação.

Locais onde os psicólogos organizacionais podem intervir:
- Instituições de saúde e escolares. Pode intervir também em instituições que prestem assistência social ou cuidados de saúde, educação, readaptação, reeducação, promoção de saúde, etc.

















Psiquiatria

A psiquiatria é a especialidade de medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de origem orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.




Adriana Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário