terça-feira, 3 de junho de 2014

A Psicologia Aplicada em Portugal

Actualmente, a psicologia aplicada, ou seja, a dimensão prática da psicologia tem sofrido uma progressiva especialização. Na sociedade portuguesa estão mais presentes áreas como a psicologia educacional, a psicologia do trabalho e das organizações, a psicologia vocacional e profissional, a psicologia criminal/forense e a psicologia desportiva.


PSICOLOGIA EDUCACIONAL

A psicologia educacional dedica-se à abordagem das questões de ensino e aprendizagem de indivíduos de todas a faixas etárias. De facto, nas sociedades ocidentais, a questão da educação deixou de dizer respeito somente ao período de escolaridade formal. Criou-se um novo conceito de educação – o conceito de formação contínua. Isto deve-se a avanços tecnológicos que exigem uma formação integral e permanente ao longo da vida. Portanto, o psicólogo educacional já não é apenas o psicólogo escolar que se centra em crianças/jovens com dificuldades em aprender.

O objectivo da intervenção do psicólogo educacional é promover nas pessoas, nos grupos, nas instituições ou nas comunidades condições para um desenvolvimento e aprendizagem que permitam que as pessoas encarem positivamente e de forma autónoma os desafios que a vida lhes coloca. Por outras palavras, podemos dizer que este psicólogo intervém para se tornar dispensável, promovendo nos alvos da sua intervenção a autonomia necessária a prosseguirem sozinhos o seu percurso de vida.

A intervenção de um psicólogo educacional tem um carácter preventivo, embora também possa assumir uma posição remediativa. Este psicólogo intervém em diferentes níveis – individual, em grupo, institucional ou comunitário. Pode estar presente em creches, jardins-de-infância, instituições de reeducação, internatos, universidades, instituições que se dedicam à ocupação dos tempos livres, estruturas do Ministério da educação. Podem também fazer assessoria na elaboração de campanhas educativas e na produção de materiais pedagógico-didáticos e fazer formação de determinados técnicos (médicos, enfermeiros, animadores culturais).

Antes da elaboração de um plano de intervenção, o psicólogo deve:

  • Identificar os estágios do processo de desenvolvimento – aos diferentes estágios (criança, jovem e adulto) correspondem diferentes tipos de ensino e aprendizagem;
  • Conhecer as diferenças – os indivíduos têm características, competências e conhecimentos diferentes, pelo que os processos de aprendizagem têm de ser distintos (por exemplo, casos de deficiência física/mental, sobredotação e de imigração);
  • Compreender o processo de aprendizagem humana (i.e. perceber como é que as pessoas aprendem), de modo a edificar estratégias de ensino;
  • Compreender os factores motivacionais, de modo a promover uma aprendizagem activa e participativa;
  • Avaliar as competências e os conhecimentos com o fim de aferir e reorientar o processo de aprendizagem. 

Tendo em conta que um psicólogo educacional está tradicionalmente relacionado com o meio escolar, torna-se importante enunciar algumas das suas funções a este nível.

  • Ajudam a elaborar programas de aprendizagem ajustados, em conjunto com os professores;
  • Acompanham alunos/grupos de alunos com necessidades educativas especiais;
  • Promovem acções de formação para os participantes em processos educativos (pais, professores, auxiliares de educação). 


PSICOLOGIA CRIMINAL/FORENSE

Este ramo da psicologia é dedicado ao estudo do crime e de todos os protagonistas que estão relacionados com o desvio e a transgressão. Procura identificar as causas que conduzem aos comportamentos desviantes, os mecanismos que os desencadeiam e os efeitos sociais desses comportamentos.

A psicologia criminal ou forense relaciona-se com o sistema jurídico e faz confluência entre o direito e a psicologia. De facto, a atitude face ao comportamento humano destas duas áreas é distinta. O objecto de estudo da psicologia é o comportamento humano e os estados mentais. Por outro lado, o objecto de estudo do direito é a norma jurídica. O direito faz a distinção entre lícito/ilícito e normal/anormal tendo por referência as normas jurídicas estabelecidas pela sociedade, procurando disciplinar o comportamento humano. A confluência destas duas perspectivas permite interpretar e agir sobre uma das questões mais alarmantes da sociedade contemporânea – o combate ao crime. Estudos levados a cabo pela psicologia puseram em causa a eficácia do aumento das penas na diminuição das transgressões criminais.

O trabalho de um psicólogo criminal é bastante diversificado, destacando-se algumas tarefas:

  • Participação na selecção e formação de pessoal da polícia e guardas prisionais – apoiam os agentes a gerirem incidentes e conflitos e a desenvolverem competências que facilitem as interacções com e entre os reclusos;
  • Diagnóstico de reclusos com perturbações comportamentais (agressividade e isolamento) e psicológicas (depressão, insónias, crises de identidade, sentimentos de culpa) e aplicar terapias individuais ou de grupo;
  • Acompanhamento de reclusos em situações de liberdade condicional e, quando libertados, na reinserção na vida ativa;
  • Prestação apoio na análise de penas alternativas ao encarceramento (serviço comunitário);
  • Participação no diagnóstico de imputabilidade de um acusado e, por isso, isento de pena;
  • Prestação de testemunhos em tribunal;
  • Avaliação de falsas memórias em depoimentos de testemunhas;
  • Avaliação de situações de stress dos agentes da polícia e guardas prisionais;
  • Prestação de apoio a vítimas de violência doméstica, abusos sexuais, entre outras formas de violência;
  • Prestação de apoio à polícia na definição de perfis psicológicos que ajudem à identificação e captura de criminosos e investigação de crimes.

Um psicólogo forense pode intervir em organizações como estabelecimentos tribunais, centros de custódia de menores, estruturas policiais, instituições de apoio a vítimas e projectos comunitários que visam a prevenção de comportamentos ilícitos.


TÉCNICOS DE SAÚDE MENTAL: PSICANALISTAS

É bastante comum a confusão entre psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas. Efectivamente, são todos técnicos que intervêm ao nível da mente.

Um psicanalista trabalha para melhorar a relação de um ser com o mundo e com as suas questões existenciais sem fim. Este profissional trabalha com pessoas que sentem dificuldade em lidar com os universos interior e exterior.

O trabalho de um psicanalista baseia-se nas conceções de Freud e recorre a técnicas do método psicanalítico. De forma geral, a psicanálise tem como objectivo auxiliar no autoconhecimento e na habilidade em lidar com problemas do próprio eu.

Factores como níveis de stress elevados, pressão profissional e diferenças de comportamento e ideais com as pessoas com quem convivem, poderão dificultar a integração de um sujeito no meio social e, consequentemente, farão com que a pessoa se sinta excluída. Deste modo, aumenta a necessidade de procura de ajuda junto destes profissionais.

Um psicanalista ajuda o indivíduo a desenvolver inteligência e tolerância social com os que o rodeiam; a suportar as responsabilidades; a encarar as frustrações da vida.

O tratamento realizado por um psicanalista não tem uma duração exacta, tudo dependerá de como a pessoa está disponível para enfrentar os seus medos e as suas dificuldades.

Em Portugal, o processo de formação de um psicanalista é delineado pela Sociedade Portuguesa da Psicanálise. É a SPP que elabora e coordena os programas de formação. Os candidatos à formação devem ser maiores de 25 anos; ter uma licenciatura de preferência em psicologia ou medicina; ter experiência clínica mínima de 1 ano, na área da saúde mental, devidamente comprovada; ter uma análise pessoal com uma duração de pelo menos 2 anos, com um analista titular da SPP, com uma frequência de 3-4 vezes por semana.


O PSICÓLOGO COMO PROMOTOR DE ADAPTAÇÃO E AUTONOMIA

Embora existam diferentes áreas e especialidades na psicologia, os psicólogos têm objectivos comuns, tais como: a prevenção e remediação de distúrbios mentais e comportamentais; a melhoria da adaptação das pessoas a experiências pessoais e sociais; a promoção de autonomia a nível social.

As perturbações psicológicas e os distúrbios comportamentais dificultam a adaptação das pessoas que os suportam. Uma pessoa com elevada ansiedade social poderá ter limitações no campo profissional.

A intervenção de um psicólogo tem como objectivo facilitar a adaptação de uma pessoa aos diferentes contextos e situações da vida. No caso de uma pessoa com grande ansiedade social, o ensino de estratégias de relaxamento e formas de evitar pensamentos autodepreciadores ajuda ao seu ajustamento social.

No entanto, a facilitação da adaptação poderá não contribuir para uma maior autonomia. A pessoa pode controlar melhor a sua ansiedade, mas pode ainda não ter desenvolvido modos de agir a nível social.

É crucial que a ação de um psicólogo vise capacitar as pessoas para participarem de forma autónoma nas suas relações. Mais do que ajudar uma pessoa a adaptar-se, ou seja, conformar-se com aquilo que é esperado numa situação, é importante ajudá-la, nas suas relações com os outros, a determinar as suas formas de ser e comportar de modo responsável e crítico.

Joana Guimarães

Sem comentários:

Enviar um comentário